Hoje muitos pais procuram opções de ensino de inglês para crianças. Mas qual será o melhor momento para iniciar o aprendizado? Veja o que dizem os especialistas:

A criança que aprende inglês explora novos caminhos, valoriza as diferenças e compreende melhor o mundo que a rodeia. Além disso, os especialistas são unânimes: aprender uma segunda língua traz diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo e social da criança.

Por isso, cada vez mais pais buscam opções de ensino de inglês para crianças, seja em escolas regulares ou especializadas.

Apesar da oferta de opções, o bilinguismo no Brasil ainda é recente e desperta muitos questionamentos.  Muitos deles estão ligados ao momento certo de começar a aprender.

Se você também tem essas dúvidas, saiba que as pesquisas das últimas décadas trouxeram várias mudanças para o ensino do inglês na Educação Infantil.

[ux_image id=”2685″ height=”39%”]


Pequenos poliglotas

A década de 90 ficou conhecida como a década do cérebro, graças aos estudos desenvolvidos em diversos países. Alguns deles, voltados ao aprendizado de idiomas, mostraram que o cérebro é extremamente plástico do nascimento aos 3 anos. Como as conexões neurais estão se formando, a criança tem muito mais facilidade para aprender outras línguas.

Pesquisadores descobriram que até mesmo crianças menores estão “equipadas” para aprender outros idiomas. De acordo com a cientista alemã Angela Friederici, um bebê de 4 dias  já consegue distinguir o som de duas línguas diferentes! Por isso, é muito importante que você estimule desde cedo, com conversas, leituras ou músicas em inglês.

[ux_image id=”2686″ height=”39%”]

Aos dois anos

Mas, e o inglês na Educação Infantil formal? Qual será a melhor idade para procurar uma escola?

Hoje é consenso que quanto antes seu filho tiver contato com o inglês, com mais naturalidade vai usá-lo. Porém, dos 2 aos 4 anos existe uma janela de aprendizado que torna a entrada na escola especialmente indicada. Veja só:

  • Cientistas do Kings College em Londres, e da Brown University em Rhode Island descobriram que dos 2 os 4 anos surgem conexões neurais para processar novas palavras. Assim, nessa fase todo estímulo tem mais impacto.
  • De acordo com os pesquisadores do Kings College e da Brown University, grande parte da linguagem se desenvolve na primeira infância. Bebês de um ano, por exemplo, tem um vocabulário de 50 palavras, aos 6 anos esse número pode chegar a 5.000!
  • Segundo a pesquisadora Virgínia Garcia, nas crianças pequenas os músculos faciais estão se formando e elas têm mais facilidade em pronunciar fonemas da língua inglesa (como por exemplo, o th).
  • O contato com outra língua não atrapalha a alfabetização. Um estudo da Universidade de York em Toronto mostrou que crianças bilíngues têm mais facilidade nesse processo.
  • Aprender inglês na Educação Infantil auxilia a memória e a atenção. É o que diz a pesquisa conduzida pela Universidade de Granada, na Espanha.
  • Segundo a psicóloga Ellen Bialystok, as crianças que falam duas línguas tem mais facilidade para aprender em outras áreas do conhecimento.

[ux_gallery ids=”2690,2689,2688,2687″ col_spacing=”small” animate=”fadeInRight” image_height=”100%” image_hover=”zoom”]

Escolha da escola

Ao escolher uma escola, lembre que ela deve ter metodologia específica e experiência com essa faixa etária.

Na Teddy Bear, por exemplo, as práticas são embasadas pelas teorias mais recentes sobre o ensino, por isso, atendemos crianças a partir dos 2 anos de idade.

Com um ensino lúdico que explora as diversas linguagens (visual, oral, sensorial e corporal), nossos alunos aprendem de forma natural e criam uma relação positiva com o idioma.

As atividades oferecidas também vão muito além da sala de aula (como experiências culinárias, jardinagem ou dramatizações). Assim, as crianças podem expressar seus sentimentos e se desenvolver de forma integral.

Além disso, acreditamos que alegria de viver deve estar ligada ao aprendizado do inglês na Educação Infantil. Por isso, respeitamos as fases do desenvolvimento e o ritmo de cada aluno.

Se você também quer que seu filho de 2 anos aprenda inglês, agende uma aula experimental. Temos certeza que vocês vão se encantar!

Saiba mais sobre o ensino de inglês para crianças. Confira nosso infográfico e conheça todos os benefícios!