Vai ao exterior? Confira um checklist de viagem essencial! | Teddy Bear

Vai ao exterior? Confira um checklist de viagem essencial!

Deu vontade de viajar para fora do país e ter experiências culturais diferentes, mas não sabe por onde começar? Pois saiba que é possível montar um checklist de viagem bem planejado, fazendo com que o passeio aconteça sem dificuldades.

É essencial seguir alguns passos para fazer um planejamento realmente completo, como uma boa pesquisa sobre o lugar a ser visitado e algumas anotações sobre aspectos socioculturais importantes da região.

Neste post, vamos listar dicas essenciais do que não pode ser esquecido ao planejar uma viagem. Tem interesse no tema? Continue a leitura!

Passaporte

Com exceção das viagens pelo Mercosul, ir para o exterior exige passaporte. Portanto, consulte o site da Polícia Federal e busque os documentos solicitados. Atente-se, também, aos prazos para que dê tempo de ele ficar pronto até a viagem.

Há locais que exigem validade mínima de seis meses até a data de volta. Procure a embaixada do país para se certificar da documentação e não passar por apuros antes mesmo de começar sua viagem.

Visto

O visto precisa ser considerado prioridade no seu checklist de viagem. Brasileiros têm acesso a 150 países sem a necessidade dele, mas é preciso saber se o país visitado está nessa listagem. Alguns vistos podem levar meses para serem emitidos. Por esse motivo, embaixadas e consulados são os maiores aliados para informações precisas.

Cartão de vacinação

As embaixadas também podem te ajudar quando a dúvida for a prevenção de sua saúde. Antes de viajar, atualize seu cartão de vacinação e providencie as doses que não foram tomadas. Algumas exigem período de dez dias a seis semanas para terem validade.

Seguro viagem

Como o acesso à saúde não é igual em todo local, o seguro viagem internacional pode evitar problemas que comprometam o passeio inteiro. Saúde emergencial pode significar uma despesa alta e inesperada.

O seguro viagem pode também ajudar em outras situações, como a de extravio de bagagens, por exemplo. A dica é buscar o auxílio de uma agência de viagens quando for contratar esse serviço e se informar sobre as coberturas.

Primeiros socorros

Inclua no checklist de viagem uma caixa de primeiros socorros com itens como analgésicos, termômetros e antigripais. Visto que alguns exigem receita médica, não esqueça de verificar como funciona sua entrada no país de destino.

Moedas

O roteiro de viagem e o tempo de permanência vão determinar quanto será preciso investir nela. Monte uma planilha como um planejamento prévio e não se esqueça de considerar a troca de câmbio.

Ter antecedência pode permitir esperar uma variação maior do câmbio, barateando o passeio. Faça pesquisas em diferentes casas de câmbio. Cartões de crédito internacionais e Travel Money garantem mais segurança, mas é preciso avaliar se as taxas são condizentes com suas pretensões.

Roupas e equipamentos

Planejar a mala levando o necessário permitirá uma boa estadia sem preocupações adicionais — ou seja, o melhor a fazer é não exagerar na quantidade de roupas. Porém, é preciso estar atento, por exemplo, à necessidade de roupas para frio ou aventuras na natureza.

O limite de peso da bagagem também precisa ser considerado, informe-se com a companhia aérea escolhida e evite pagar taxas por causa do excesso de bagagem. Viagens internacionais costumam permitir, no máximo 2 malas de 23 kg e uma bagagem de mão de até 10kg.

Idioma

Quando o assunto é comunicação, essa passa a ser uma grande preocupação. Claro que saber falar o idioma do país visitado é muito bom, mas nem sempre é possível aprendê-lo a tempo. Por isso, o inglês é a língua universal que poderá salvar sua viagem.

O inglês é falado por mais de 500 milhões de pessoas como uma segunda língua, sendo útil também onde ele não é o idioma oficial. Pode ser fundamental para coisas simples, como pedir refeições, ou em casos mais delicados, como extravio de bagagem ou deslocamento.

Internet e chip de celular

Por fim, se você não deseja viajar e “sumir” do mundo, uma boa opção é adquirir um chip internacional com pacote de dados. Isso facilitará o contato com a família e o acesso à informações locais.

Fazer um checklist de viagem completo poderá garantir uma viagem internacional inesquecível. Seguir este passo a passo e buscar o máximo de informações possíveis farão com que nenhum detalhe fique de fora.

Agora que você já sabe o que precisa planejar previamente para uma viagem internacional, baixe o nosso checklist completo e não deixe nada de fora da sua viagem!