Teddy News

Número 105 - Ano 10 - Julho 2018

Gostou? Compartilhe

Últimos dias para inscrição no Winter Camp English Immersion em São Joaquim!

É só até 10 de julho! Corre lá e incentive seu filho a participar do mais divertido programa de imersão em inglês que existe!

Nos dias 16, 17 e 18 de julho, os alunos das escolas Teddy Bear de Blumenau e Florianópolis vão poder praticar seu inglês com muita aventura e diversão no Snow Valley Experience Park em São Joaquim.

Nas férias, uma excelente opção para seu filho curtir a serra catarinense, fazer novos amigos e aprimorar sua fluência na língua inglesa. Informações na secretaria das escolas.

Obs.: Exclusivo para alunos e seus convidados.

Metodologia lúdica: como ela pode ser útil no ensino de adolescentes

A forma como o aluno foi habituado a estudar e adquirir conhecimento, tendo sido ela lúdica ou não, precisa mudar à medida que o tempo passa e o aluno cresce. Assim como as prioridades de vida se transformam, a mentalidade também sofre alterações, o que demanda alterações no modo de transmitir conhecimento. Ainda assim é possível usar a metodologia lúdica durante a adolescência. Enquanto na educação infantil o aluno era incentivado a aprender enquanto o professor contava uma história ou propunha uma brincadeira com bolas, por exemplo, na adolescência novas estratégias devem ser adotadas. O uso da tecnologia nessa fase é um caminho acertado para despertar interesse nos jovens e tem sido um grande aliado de professores e do ensino em geral em vários países. Leia aqui o texto na íntegra.

Professores da Teddy Bear participam do Amplifica Bilíngue Rio 2018

Para continuar fazendo uma educação de excelência, ainda mais próxima dos alunos e mais conectada, a Teddy Bear enviou 2 de seus educadores culturais ao Rio de Janeiro para o seminário Amplifica Bilíngue 2018.

Confira o que o Mr. Mendonça e o Mr. Queiroz compartilharam com o Teddy News sobre sua participação na 3ª edição do seminário que aborda assuntos como a formação de professores na era digital, o uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem e o impacto das tecnologias no contexto educacional.

“A tecnologia não vai mudar a educação no futuro — ela já mudou!”

O que é o Amplifica Bilíngue?
O Amplifica é um seminário que procura trazer tecnologia e práticas de ensino para educadores, gestores, pais e colaboradores em todo o Brasil.

Quais os tópicos que vocês consideraram mais relevantes nesta edição?
Fomos ao evento pensando em usos e ferramentas tecnológicas que pudessem ajudar em nossas aulas e que complementassem nossa metodologia. Mas é preciso admitir que é surpreendente a forma com que as nossas práticas e ideias estão em sintonia com o que foi apresentado, e podemos dizer que a Teddy Bear tem se mantido na vanguarda tecnológica.

Como vocês veem a inserção cada vez maior da tecnologia como ferramenta para a educação?
Duas citações que foram apresentadas durante o Amplifica podem exemplificar este cenário: "Tudo o que ensinamos deve ser diferente das máquinas." (Jack Ma, fundador do Alibaba) e "O futuro da Aprendizagem depende não apenas de desenharmos novos modelos instrucionais, mas também novos papéis para educadores" (Christensen Institute).
Com isso, podemos deduzir que a tecnologia não vai mudar a educação no futuro porque isso já é uma realidade - a educação já mudou. Não ensinamos mais o mesmo conteúdo e habilidades para os alunos porque eles vivem em um século que exigirá novos conhecimentos e habilidades. E, para tanto, o papel do educador também não é o mesmo. Não estamos abandonando práticas bem sucedidas, estamos trocando aquelas que já não são úteis. Hoje em dia, nossos alunos produzem conteúdo, compartilham, pesquisam, influenciam e são influenciados – e tudo isso em uma escala global. E a tecnologia é o grande facilitador dessa mudança.

Na opinião de vocês, por que é importante conduzir atividades pedagógicas dinâmicas que explorem tecnologia?
O advento da tecnologia também otimiza o processo educacional, acelerando a comunicação e proporcionando o acesso a diversas fontes de informação.
Outro ponto é prepará-los para um mundo também mudado. Por exemplo, sabemos que muitas das profissões que temos hoje serão extintas ou mudarão radicalmente no futuro; enquanto novas profissões serão criadas. Dito isso, devemos lembrar que a tecnologia segue objetivos educacionais e não o contrário: nós usamos tecnologia em aulas de jardinagem e culinária, por exemplo.

No contexto educacional, sabemos que é essencial estimular as habilidades intelectuais e despertar o interesse e a curiosidade dos alunos. Quais práticas vocês adotam nas aulas da Teddy Bear para alcançar esses objetivos no ensino da língua inglesa?
Os alunos se sentem mais motivados a conversas quando abordam temas curiosos ou que envolvem opiniões pessoais. O mundo está repleto de assuntos pouco abordados e que geram grande interesse, como fenômenos extraordinários, animais ou outros organismos recém-descobertos, exploração do espaço, novas tecnologias, ou mistérios históricos que nunca foram resolvidos. Temas atuais também os cativam, como movimentos sociais, política internacional, tradições que vem mudando com o tempo, costumes estrangeiros, diferenças entre os métodos de ensino. É aí onde eles participam de discussões com mais afinco, mostrando o quanto sabem utilizar o inglês para defender seus argumentos.

Tecnologia é fator indispensável para os global learners? Por quê?
Sim, porque a tecnologia é o grande elo entre as pessoas no mundo globalizado, permitindo que informação de qualquer parte do mundo esteja acessível a qualquer momento.
Ao explorar a tecnologia da informação em aula, reforçamos a ideia de que os alunos pertencem a esta comunidade global e fornecemos as práticas para que eles realmente façam uso desse acesso à informação.
A própria globalização é um processo que foi impulsionado pelas tecnologias. O mundo estava em nossas portas, agora está na ponta dos nossos dedos. Os nossos jovens assistem vídeos em inglês produzidos por coreanos, espanhóis, russos e podem se comunicar com todo o mundo com facilidade. Estamos construindo com eles como se comportar e interagir nesse mundo, de maneira segura, consciente e respeitosa.
Leia a entrevista completa clicando aqui.

Fique por dentro

Cadastre-se

Cadastre-se para receber as próximas edições do Teddy News diretamente no seu e-mail:

enviando...